Efeitos do Krav Maga
O treinamento do Krav Maga beneficia seus alunos de inúmeras formas. Dentre os já conhecidos efeitos para a saúde física e a imunidade do nosso corpo e os benefícios em relação a segurança e a autodefesa, temos também incontáveis efeitos terapêuticos e psicológicos diretamente relacionados a rotina de treinamentos.
O Krav Maga surgiu para que qualquer pessoa seja capaz de se defender. Sua técnica foi criada para ser aprendida em um curto espaço de tempo, com movimentos simples, para serem eficientes e rápidos para que seja possível neutralizar a conduta violenta de um agressor. Em academias e escolas que ensinam o Krav Maga de forma séria e responsável, parte do treinamento é dedicado para uma preparação física específica, focada para os movimentos que serão exigidos pelas técnicas que serão ensinadas e praticadas durante a aula. Esta etapa além de fazer com que os movimentos técnicos sejam realizados com segurança, melhora as habilidades de coordenação motora e a mobilidade articular dos alunos. Além de indispensável para prevenir lesões, esta etapa tem um importante papel em relação a resistência mental à fadiga.
Pode-se dizer com segurança que, o treinamento de Krav Maga é autossuficiente. Assim como em qualquer arte marcial ou esporte de combate, o Krav Maga é compatível com tudo que pode ser feito, no aspecto físico, para melhorar o condicionamento físico, mobilidade e força dos alunos.
As aulas de Krav Maga ministradas por profissionais experientes, possuem além da parte física do treinamento, uma parte teórica e prática. Na parte teórica são ensinados princípios básicos de defesa pessoal, os movimentos e os comportamentos esperados em situações reais de agressão, e as formas mais eficientes para reagir ou interagir com aquela determinada situação. Destes forma, durante as aulas, é possível avaliar e analisar os vários tipos de ataques e de reações que podem acontecer no dia a dia, com base nos tipos de arma utilizados, nos movimentos ou até mesmo no comportamento do agressor.
Os exercícios e as formas de aplicar as técnicas, associados à experiência de um instrutor qualificado, criam o ambiente ideal para o aprendizado, com um amplo espaço de desenvolvimento das técnicas junto ao trabalho psicológico, de controle emocional e tomada de decisões rápidas sob condições extremas de pressão.
Enquanto grande parte das artes marciais clássicas, principalmente as de origem oriental, trabalham o ensino de suas técnicas sob o contexto de trazer respostas específicas para problemas específicos, dentro de suas próprias regras e condutas pré-estabelecidas, o Krav Maga ensina o aluno a entender a situação como um todo, mostrando as inúmeras variáveis de cada situação, levando-se em consideração um ambiente real de violência e agressão. Desta forma, o aluno se torna capaz de interpretar as possíveis intenções de um agressor, para encontrar de uma forma rápida, a melhor estratégia ofensiva de neutralizar o ataque, muitas vezes, inclusive, antecipando-se a ele, de forma a evitar que a situação se transforme em uma ameaça mais grave, de alto risco.
Para o aluno, este tipo de trabalho, certamente não é fácil, porém, quando colocado em prática, aumenta a autoestima e autoconfiança do praticante, que consegue desenvolver segurança e tranquilidade frente aos problemas e obstáculos com o qual se depara em seu dia a dia.
Mentalmente, enfrentar e resolver situações difíceis e de alta complexidade, faz bem à autoestima, aumenta a segurança e a autoconfiança do aluno. Além disso, o cérebro do praticante também está “treinando” para poder tomar decisões importantes de forma rápida sob estresse, melhorando assim, sua capacidade de reação a eventos adversos externos. O objetivo de alguns exercícios durante as aulas é ensinar que, com determinação e força de vontade, todos são capazes de encontrar soluções para qualquer tipo de problema, fornecendo habilidades para o aluno agir em situações de prevenção e superar qualquer tipo situação de agressão, em todos os seus aspectos físicos e psicológicos.
Por meio do treinamento de Krav Maga, o aluno não desenvolve apenas a capacidade de se defender, mas também, se torna capaz de entender que a verdadeira questão para superar uma ameaça ou uma situação de risco não está relacionada ao fato de ser mais forte que o agressor, mas sim, em encontrar a coragem para superar o próprio medo e ter o controle emocional para chegar a um estado de bem estar para poder tomar as atitudes corretas frente ao problema.
As técnicas do Krav Maga proporcionam ao ser humano segurança e confiança em si mesmo, tornando-o mais controlado e assertivo ao reconhecer as manifestações do seu próprio medo. Ao reconhecer rapidamente soluções para uma situação de ataque ou identificar de forma simples e objetiva os pontos fracos de um agressor, o aluno conquista automaticamente a capacidade de se prevenir frente a uma situação de risco ou reagir à um ataque iminente.
O desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais, fazem do Krav Maga uma ferramenta de educação e socialização que traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental de seus praticantes. Sua técnica e seus movimentos, simples e rápidos, que trabalham sob partes “sensíveis” do corpo (como genitais, garganta e olhos, por exemplo), tornam a técnica eficiente para todos, independentemente de sua condição física, idade ou sexo.