28 abr

O Krav Magá na prática

As aulas de Krav Magá são autossuficientes. Assim como em qualquer arte marcial ou esporte de combate, o Krav Magá é compatível com tudo que pode ser feito, no aspecto físico, para melhorar o condicionamento físico, mobilidade e força dos alunos. As aulas, quando ministradas por profissionais experientes, possuem além da parte física do treinamento, uma parte teórica e outra prática.

Enquanto grande parte das artes marciais clássicas, principalmente as de origem oriental, trabalham o ensino de suas técnicas sob o contexto de trazer respostas específicas para problemas específicos, dentro de suas próprias regras e condutas pré estabelecidas, o Krav Magá ensina o aluno a entender a situação na totalidade, mostrando as inúmeras variáveis de cada situação, levando-se em consideração um ambiente real de violência e agressão. Desta forma, o aluno se torna capaz de interpretar as possíveis intenções de um agressor, para encontrar de uma forma rápida, a melhor estratégia ofensiva de neutralizar o ataque, muitas vezes, inclusive, antecipando-se a ele, de forma a evitar que a situação se transforme em uma ameaça mais grave, de alto risco.

Na parte teórica são ensinados princípios básicos de defesa pessoal, os movimentos e os comportamentos esperados em situações reais de agressão, e as formas mais eficientes para reagir ou interagir com aquela determinada situação. A parte prática das atividades, basicamente, se resume na realização dos movimentos ensinados pelo instrutor, de forma simples, aumentando gradativamente o nível de dificuldade e aplicando as técnicas em situações e exercícios que simulam a realidade ou desenvolvem outras habilidades além das físicas (percepção, agilidade, visão periférica, reflexo, etc.).