Já não é mais possível ver o corpo e a mente de forma separada. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é um estado em que se conquista pelo bem-estar físico, mental e social. Não é somente a ausência de doenças, como se acreditava antigamente.
Essa definição movimentou a sociedade a dar mais importância para ações e atitudes que promovem qualidade
de vida e contemplam a saúde de forma ampla, como recomenda a OMS. As pessoas começaram a cultivar hábitos saudáveis como praticar atividades físicas e alimentar-se melhor. O que é positivo para todo mundo.
Mas por que esse equilíbrio é importante? O que está por trás dessa definição da OMS? E como podemos alcançar
isso? O post de hoje é justamente para responder estas perguntas.
Como a falta de equilíbrio sobre corpo e mente nos afeta.
Atualmente, com a rotina corrida e diversos desafios que vivemos, é possível manter o equilíbrio do corpo e da mente? A resposta é simples, mas nem sempre fácil de alcançar. Com tanta tensão, podemos acabar descuidando da saúde e deixar a qualidade de vida em segundo plano. E é nessas horas que o nosso corpo utiliza as emoções para expressar seu estado. Por meio do riso, das lágrimas, das dores, suores, tremores, palidez e até mesmo desarranjo intestinal, ele sinaliza se está bem ou não.
Ficar de olho nesses sinais e buscar ajuda para reverter a situação é extremamente importante. Além das sensações
citadas, o desequilíbrio entre mente e corpo pode se mostrar por meio de uma ansiedade, ou da baixa autoestima e até mesmo desenvolvendo um quadro de depressão.
Baixa autoestima:
Quando isso acontece, a pessoa começa a se sentir triste e insegura. Ela deixa de acreditar que tem valor e enxerga o mundo como uma constante ameaça. Pode levar a depressão, compulsão alimentar, insônia, irritabilidade e stress.
Ansiedade:
Todo mundo experimenta ansiedade no dia a dia. Na hora de falar em público, por exemplo. Mas algumas pessoas podem sentir de forma mais intensa e com mais frequência. Nesses casos, a ansiedade se torna patológica, gerando desequilíbrio físico, mental e emocional.
Isso pode levar a tensões, ataques de nervos, problemas digestivos e muitas outras consequências.
Depressão:
Um transtorno mental que atinge diversas pessoas em todo o mundo. De acordo com a OMS, ela afeta mais de 350 milhões de pessoas ao redor do mundo. Pode acarretar alteração de humor, desinteresse, falta de concentração, cansaço excessivo, mudança de apetite e insônia.
Obesidade:
Ganho excessivo de peso sem o equilíbrio entre corpo e mente pode levar a problemas físicos e emocionais.
Como cuidar melhor do corpo:
Um dos pilares para ter uma vida saudável é cuidar do corpo. E isso requer algumas atitudes. Nosso organismo necessita de uma alimentação equilibrada, composta dos nutrientes necessários para uma boa saúde.
Manter a saúde física requer mudanças de hábitos, como sair do sedentarismo — incorporando exercícios na sua rotina — e evitando alimentos que prejudiquem tanto o funcionamento do corpo como da mente.
Da mesma forma, é imprescindível movimentar-se. Pessoas sedentárias são mais propensas à obesidade, problemas do coração e outras enfermidades que se desenvolvem por falta de atividade física.
Com a prática do Krav Maga você além de trabalhar seu lado psicológico para buscar estar sempre atento aos possíveis cenários adversos, você trabalha a biomecânica do corpo, equilíbrio e a coordenação motora, ao realizar os movimentos.
Como cuidar melhor da mente:
Além de cuidar do corpo, é preciso cuidar da mente. Ninguém pode ter qualidade de vida se não estiver mentalmente bem. De que adianta seguir uma dieta equilibrada e viver na academia se os pensamentos negativos são mantidos?
Uma pessoa consegue ter qualidade de vida quando se preocupa em atender às necessidades de ambos os aspectos: físico e mental. Ter saúde mental é administrar bem as diversas emoções que todos possuímos. É criar mecanismos com o intuito de gerar felicidade e bem-estar.
Ao procurar uma atividade física, escolher aquelas que têm como premissa trabalhar não só o corpo, mas também a mente. É o caso de artes marciais que jamais será praticado tendo como foco apenas o aspecto físico. Quem pratica condiciona a mente ao mesmo tempo que treinam, trabalhando o foco e a concentração.