28 abr

Fundamentos da Defesa Pessoal

O Krav Magá aumenta o número de opções disponíveis para diversas situações onde sua vida ou sua integridade física e mental estão em risco. Treinando, você não irá apenas aprender a maneira mais segura ou mais eficaz de aplicar um soco ou um chute. O treino envolve muitos outros aspectos, como o desenvolvimento da consciência em relação a tudo que nos rodeia, de um bom condicionamento físico e aspectos psicológicos como a autoconfiança e a autossuficiência. Essas habilidades, inclusive, podem ser aplicadas em muitas outras áreas ou situações (no trabalho, no relacionamento interpessoal, etc).

Abaixo listamos 5 das lições mais importantes sobre defesa pessoal e combate corpo a corpo ensinadas no Krav Magá e que são determinantes para que seja feita uma defesa segura e eficiente contra qualquer tipo de agressão e que também serão úteis para seu dia a dia. 

Lição #1 • Determinação.

Um dos pontos mais importantes para uma reação segura e eficaz em uma situação real de agressão está na força de vontade e na determinação para superar os obstáculos físicos e mentais e as dificuldades para vencer.

Durante situações de alto risco, ataques ou confrontos físicos, você dependerá unicamente de si mesmo deve confiar inteiramente na automotivação, pois ninguém irá ajudar ou incentivar você em nenhum momento. Ninguém se importa se você precisa de ajuda ou não. As pessoas irão sempre buscar pela autopreservação, e evitar se colocar em riscos desnecessários. Dificilmente você encontrará um bom samaritano disposto a colocar a própria integridade física em risco por um desconhecido. Você deve focar no seu objetivo e executá-lo o mais rápido que puder. 

Lição #2 • Proteção.

Embora em uma situação de defesa pessoal seja importante contra atacar com confiança e agressividade, é primordial não correr nenhum risco que possa permitir que um oponente seja capaz de causar algum tipo de dano. Destes forma, uma das habilidades mais importantes a ser desenvolvida é a habilidade de defesa, de desvio.

Alguns dos movimentos mais eficazes em muitas artes marciais começam com um bloqueio ou um desvio. No Krav Magá, todo desvio ou defesa é simultâneo a um ataque.

Além disso, é importante saber se proteger e evitar deixar áreas muito sensíveis do corpo expostas, como por exemplo os olhos, a garganta, os joelhos ou a virilha. 

Lição #3 • Use sempre o melhor de si.

Para enfrentar qualquer agressor, é preciso usar sempre o máximo de velocidade e transferência de peso especialmente se a situação envolver algum tipo de risco contra a vida.

Quando realizarmos uma defesa com contra-ataque, é importante não atingir o oponente uma única vez, mas sim, várias vezes, com golpes diferentes, até que ele esteja imobilizado, incapacitado de atacar novamente ou mesmo inconsciente. 

Em situações de ataques, devemos sempre buscar atingir alvos sensíveis do corpo humano, como por exemplo a virilha, os olhos ou até mesmo os joelhos. Poucos agressores se lembram de proteger essas áreas de maneira eficaz. Além disso, essas áreas são alvos muito sensíveis e fáceis de acertar com um golpe. 

Lição #4 • Treinamento e Prática. Ninguém desenvolve novas habilidades e atinge um bom nível de execução delas apenas lendo livros ou assistindo vídeos. Para se defender de forma eficiente e segura, é imprescindível praticar, muito.

A qualidade dos movimentos também é muito importante, sendo necessário um acompanhamento profissional para a correção de erros de execução e para a prevenção de lesões, causadas por movimentos errados que trazem prejuízos ao corpo.

O mesmo treinamento e prática também se aplicam em relação ao uso de objetos ou armas para defesa pessoal.

Um exemplo é o treino do uso de uma bengala de madeira, que pode ser levada para qualquer lugar e ser usada para bloquear, golpear, empurrar, lançar, agarrar (como um gancho) e até mesmo imobilizar um oponente, usando movimentos de bloqueios e pontos de pressão.

Quem leva a sério o aprendizado e treinamento de defesa pessoal, treina apenas em uma academia credenciada, com profissionais qualificados, ao menos duas vezes por semana.

O treinamento realizado desta forma, pode salvar vidas em situações reais de ataques e agressões, fazendo com que o aluno volte sempre inteiro e ileso pra casa e para suas famílias. 

Lição #5 • Esteja preparado em todos aspectos (inclusive o físico).

Para serem eficazes e precisos, os movimentos não podem ser fracos ou lentos. Uma dieta saudável combinada com uma rotina de exercícios simples que trabalham o corpo de maneira completa tornarão o corpo mais forte e mais flexível em relativamente pouco tempo.

Evite “truques” e “fórmulas mágicas”. Seu corpo não vai ficar forte, melhor ou mais saudável sem que pra isso você treine de verdade, com exercícios que exijam o movimento do corpo e esforço físico. Pós, aparelhos eletrônicos e dietas não desenvolvem coordenação motora e não fazem os músculos trabalharem melhor, ou ficarem mais fortes.

Faça exercícios aeróbicos regularmente, como correr, caminhar, dançar, nadar ou andar de bicicleta. Desenvolver o condicionamento físico e a capacidade aeróbica é fundamental para situações de alto risco. É possível que você precise se defender de mais de um agressor, ou se afastar de um agressor que você deixou momentaneamente inconsciente ou imobilizado.

Conclusão

Em suma, o treinamento de Krav Magá visa fundamentalmente aumentar as habilidades necessárias para que qualquer pessoa, independentemente de sua idade, sexo ou condicionamento sejam capazes de reagir a situações reais de ataques e agressões. 

Com o treino de Krav Magá você irá aprender técnicas instintivas e simples, que podem ser aplicadas sob o efeito da adrenalina e estresse, mantendo você seguro e protegido.

Além disso, a prática contínua supervisionada por instrutores competentes, fará com que seu corpo fique mais forte e você melhore seu condicionamento e seu equilíbrio emocional, conseguindo assim, aplicar golpes mais potentes e mais rápidos e, consequentemente, mais efetivos.